ROMNHORÉ 8
Umnhatsi Jeová Wadzaprõniꞌwa ne hã
“Wa hã, Jeová, ... Wa natsi atsaprõ bödödi ãma ĩꞌaimorĩdzéb da.” — ISA. 48:17 TNM.
E MARĨ DA ÃHÃ ROMNHORÉ.
ꞌMadöꞌö e niha Jeová te wadzaprõni dzaꞌra ã bötö mono na hã duré e marĩ wa tahã wama wẽ di.
1. Ãma tsimiréꞌé e marĩ wa, wa dza wapari dzaꞌra ni Jeová Wadzaprõniꞌwa ne hã.
IMAGINE que você está perdido no meio do mato. Há perigos por toda parte: animais selvagens, insetos que transmitem doenças, plantas venenosas, buracos e pedras. Você se sentiria muito mais tranquilo se tivesse um guia experiente que soubesse exatamente onde é perigoso e como se manter seguro! O mundo hoje é como esse lugar; está cheio de perigos que ameaçam principalmente o nosso bem-estar espiritual e nossa amizade com Jeová. Mas nós já temos o Guia perfeito: Jeová. Ele nos leva para bem longe do perigo e nos ajuda a chegar ao nosso destino — a vida eterna no novo mundo.
2. E niha Jeová te wadzaprõni dzaꞌra.
2 Como Jeová nos guia? Principalmente por meio da sua Palavra, a Bíblia. Mas ele também usa humanos para nos guiar. Por exemplo, ele usa “o escravo fiel e prudente” para nos dar alimento espiritual e nos ajudar a tomar boas decisões. (Mat. 24:45) Jeová também usa outros homens, como os superintendentes de circuito e os anciãos da congregação. Eles nos dão encorajamento e instrução para nos ajudar a enfrentar dificuldades. Nós somos muito gratos por Jeová nos guiar tão bem durante os tempos difíceis em que vivemos hoje, antes de o fim chegar. Toda essa orientação nos ajuda a continuar sendo amigos de Jeová e a continuar andando no caminho para a vida eterna.
3. E marĩ wa dza waihuꞌu dzaꞌra ni ãhã romnhoré na hã.
3 Mesmo assim, às vezes pode ser difícil seguir a orientação de Jeová, ainda mais quando essa orientação é dada por homens imperfeitos. Mas por quê? Talvez o conselho não seja o que a gente gostaria de ouvir. Ou podemos pensar que a orientação não faz muito sentido e achar que ela não veio de Jeová. É nesses momentos que mais precisamos confiar que Jeová está liderando seu povo e que seguir sua orientação é sempre bom para nós. Para nos ajudar a fortalecer nossa confiança, este estudo vai analisar: (1) como Jeová guiou seu povo no passado, (2) como ele está guiando seu povo hoje e (3) por que é importante continuar confiando na orientação de Jeová.
E NIHA JEOVÁ MA TÔ TSAPRÕ ISRAELITA NORĨ.
4-5. E niha Jeová ma tô höiꞌré te te ĩtsaprõni na hã israelita norĩ, Moisés uꞌöbö. (ꞌMadöꞌö dapodo duré romnhoré naꞌratadzém hawimhã.)
4 Jeová designou Moisés para levar os israelitas para fora do Egito. E Jeová deu aos israelitas provas bem claras de que ele estava usando Moisés para guiá-los. Por exemplo, Jeová usou uma coluna de nuvem durante o dia e uma de fogo durante a noite. (Êxo. 13:21) Moisés seguiu essa coluna e assim levou os israelitas para o Mar Vermelho. O povo entrou em pânico quando viu que estavam cercados entre o mar e o exército do Egito. Eles começaram a pensar que Moisés tinha cometido um grande erro por guiá-los até o Mar Vermelho. Mas Moisés não tinha cometido nenhum erro; foi Jeová que levou seu povo até lá e usou Moisés para fazer isso. (Êxo. 14:2) Essa foi a oportunidade que Jeová queria para mostrar seu poder de uma maneira incrível. — Êxo. 14:26-28.
5 Pelos próximos 40 anos, Moisés continuou confiando nas orientações de Jeová para guiar Seu povo pelo deserto. a Por um tempo, Jeová deixou que a coluna de nuvem ficasse sobre a tenda de Moisés para que todos os israelitas pudessem vê-la. (Êxo. 33:7, 9, 10) Jeová falava com Moisés de dentro da coluna, e Moisés passava todas as instruções para o povo. (Sal. 99:7) Os israelitas podiam ver claramente que Jeová estava usando Moisés para guiá-los.
6. E marĩ israelita norĩ te ꞌmanharĩ dzaꞌra Jeová te te tãma roti dzaꞌra wamhã. (Números 14:2, 10, 11)
6 Infelizmente, a maioria dos israelitas ignorou todas as provas de que Jeová estava falando por meio de Moisés. (Leia Números 14:2, 10, 11.) Várias vezes, eles se recusaram a reconhecer que Jeová estava usando Moisés. Por causa disso, Jeová não permitiu que aquela geração de israelitas entrasse na Terra Prometida. — Núm. 14:30.
7. E niha niꞌwa israelita norĩ ma tô höiꞌré dzaꞌra te te ĩꞌumnhatsi dzaꞌra na hã Jeová nhimiroti norĩ. (Números 14:24) (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)
7 Por outro lado, alguns israelitas seguiram a orientação de Jeová. Por exemplo, Jeová disse: “Calebe . . . persistiu em me seguir de todo o coração.” (Leia Números 14:24.) Jeová recompensou Calebe e deixou que ele escolhesse onde queria morar na Terra Prometida. (Jos. 14:12-14) A geração seguinte de israelitas também continuou seguindo a orientação de Jeová. Depois da morte de Moisés, Josué se tornou o líder, e os israelitas “o respeitaram profundamente durante todos os dias da vida dele”. (Jos. 4:14) O resultado foi que Jeová abençoou os israelitas e deu a eles a terra que tinha prometido. — Jos. 21:43, 44.
8. Watsuꞌu na, e niha Jeová ma tô tsaprõ israelita norĩ rotiꞌwa norĩ na ꞌre höimana mono ré. (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)
8 Anos depois, Jeová escolheu juízes para guiar seu povo. E durante o período dos reis, Jeová escolheu profetas para fazer isso. Os reis que eram fiéis a Jeová podiam contar com o conselho dos profetas. Por exemplo, o rei Davi aceitou com humildade a correção do profeta Natã. (2 Sam. 12:7, 13; 1 Crô. 17:3, 4) O rei Jeosafá seguiu o conselho do profeta Jaaziel para saber o que fazer com o povo e os incentivou a ‘ter fé nos profetas de Deus’. (2 Crô. 20:14, 15, 20) Já o rei Ezequias procurou pelo profeta Isaías quando estava aflito. (Isa. 37:1-6) Sempre que os reis seguiam a orientação de Jeová, eles eram abençoados e toda a nação ficava protegida. (2 Crô. 20:29, 30; 32:22) Era óbvio que Jeová estava usando os profetas para guiar Seu povo. Mesmo assim, o povo e a maioria dos reis rejeitaram os profetas de Jeová. — Jer. 35:12-15.
E NIHA JEOVÁ MA TÔ TSAPRÕ CRISTÃO ĨꞌMORĨꞌRATA NORĨ.
9. E wam norĩ uꞌöbö Jeová ma tô tsaprõ cristão ĩmorĩꞌrata norĩ. (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)
9 Jeová formou a congregação cristã no Pentecostes do ano 33. Mas como ele guiou aqueles primeiros cristãos? Jeová designou Jesus como cabeça da congregação. (Efé. 5:23) Só que Jesus não falava diretamente com cada pessoa para dizer o que deveria fazer. Ele usou os apóstolos e os anciãos que estavam em Jerusalém para orientar os primeiros cristãos. (Atos 15:1, 2) Além disso, anciãos também foram designados para orientar as congregações. — 1 Tes. 5:12; Tito 1:5.
10. (a) E niha israelita norĩ te tihöimana dzaꞌra Jeová te te tãma roti dzaꞌra wamhã. (Atos 15:30, 31) (b) E marĩ wa niꞌwam norĩ te te umnhatsi dzaꞌra õ di aibö norĩ na Jeová te te ĩpitsutu te te dadzaprõni dzaꞌra da. (ꞌMadöꞌö ĩtsadaꞌrada “ E marĩ wa niꞌwam norĩ te te tsima wẽ õ di Jeová te te ĩtsaprõni na hã aibö uꞌöbö.”.)
10 Será que os primeiros cristãos confiaram na maneira de Jeová guiar seu povo? Sim! A maioria deles ficava feliz e ‘se alegrava com o encorajamento’ e as instruções que recebiam. (Leia Atos 15:30, 31.) Mas e hoje? Como Jeová está guiando seu povo?
E NIHA JEOVÁ TE WADZAPRÕNI DZAꞌRA Ã BÖTÖ MONO NA HÃ.
11. Ãma tsimiréꞌé e niha Jeová te tsaprõ ĩtsibꞌaꞌuwẽ ã bötö mono na hã.
11 Jeová continua guiando o seu povo hoje. Ele faz isso por meio da sua Palavra, a Bíblia, e por meio do seu Filho Jesus, o cabeça da congregação. Mas será que temos provas claras de que Jeová continua usando humanos para guiar seu povo? Sim. Veja por exemplo o que aconteceu a partir do ano 1870. Charles Russell e seus amigos, que também estudavam a Bíblia, começaram a entender que o ano de 1914 seria um ano importante relacionado ao estabelecimento do Reino de Deus. (Dan. 4:25, 26) Para chegar a essa conclusão, eles estudaram bastante as profecias da Bíblia. Será que Jeová estava orientando as pesquisas que eles faziam? Com certeza sim. Os acontecimentos em 1914 foram uma prova de que o Reino de Deus realmente tinha sido estabelecido. Nesse ano, a Primeira Guerra Mundial começou e, a partir daí, as doenças, os terremotos e a fome aumentaram. (Luc. 21:10, 11) Fica claro que Jeová usou aqueles homens sinceros para ajudar seu povo.
12-13. E marĩ ma tô ꞌmanharĩ ni dama romahörö tsaꞌẽtẽ da Maparane Datsiꞌwapé Dzaꞌẽtẽ u daro mono bö ré.
12 Pense também no que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de analisarem Apocalipse 17:8, os irmãos que estavam na liderança, na sede mundial, entenderam que aquela guerra não levaria ao Armagedom, mas sim a um período de relativa paz que traria novas oportunidades para o aumento da pregação. Então eles tomaram uma decisão que parecia não fazer muito sentido: criar a escola de Gileade e treinar missionários para pregar e ensinar em vários lugares ao redor do mundo. Muitos missionários foram enviados, mesmo durante a guerra. Além disso, o escravo fiel também criou o Curso do Ministério Teocrático b para que todos nas congregações fossem melhores publicadores e instrutores. Dessa maneira, o povo de Deus foi preparado para o grande trabalho que teria à frente.
13 Olhando para trás, dá para ver claramente que Jeová estava guiando o seu povo naquele período difícil. E desde a Segunda Guerra Mundial, o povo de Jeová em vários países tem conseguido realizar o trabalho de pregação com certa liberdade. Na verdade, a pregação no mundo inteiro só tem aumentado.
14. E marĩ wa, wa dza umnhatsi dzaꞌra ni roti norĩ Jeová nhimiꞌuptsãtãdzé hawi duré daꞌmadöꞌöꞌwa norĩ hawi. (Apocalipse 2:1) (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)
14 Hoje, os membros do Corpo Governante continuam seguindo a orientação de Jesus. Eles fazem isso por se certificar de que suas decisões estejam de acordo com o que Jeová e Jesus querem. Além disso, os superintendentes de circuito e os anciãos são usados para transmitir essas orientações às congregações. c Os anciãos ungidos e, por extensão, todos os anciãos nas congregações estão “na mão direita” de Jesus. (Leia Apocalipse 2:1.) É claro que todos os anciãos são imperfeitos e cometem erros. Moisés e Josué erraram às vezes, e os apóstolos também. (Núm. 20:12; Jos. 9:14, 15; Rom. 3:23) Mesmo assim, nós podemos ver claramente que Jesus continua guiando o escravo fiel e os anciãos. E ele vai continuar usando esses homens “todos os dias, até o final do sistema de coisas”. (Mat. 28:20) Então nós temos todos os motivos para confiar na orientação que Jesus está nos dando por meio desses homens fiéis.
E MARĨ WA WAMA WẼ DI DZA WA TE UMNHATSI DZAꞌRA WAMHÃ JEOVÁ WADZAPRÕNIꞌWA NE HÃ.
15-16. E marĩ te ĩwaihu watsitsãnawã norĩ ãma te te ĩwapari dzaꞌra Jeová nhimiroti norĩ.
15 Quando seguimos a orientação de Jeová, percebemos claramente os benefícios disso. Por exemplo, André e sua esposa, Roberta, seguiram o conselho do escravo fiel sobre manter uma vida simples. (Veja a nota de estudo “focado”, em Mateus 6:22.) Assim, eles tiveram a oportunidade de trabalhar como voluntários em projetos de construção da organização. Roberta conta: “Algumas vezes nós tivemos que viver em lugares bem pequenos e que nem tinham cozinha. Eu também tive que vender vários equipamentos de fotografia, algo que eu gostava muito de fazer. Eu até chorei quando vendi meus equipamentos. Mas, assim como Sara, esposa de Abraão, eu estava decidida a não olhar para trás.” (Heb. 11:15) Como André e Roberta se sentem depois de terem feito essas mudanças? Roberta explica: “Nós sentimos uma alegria imensa de saber que estamos dando a Jeová tudo o que temos. Quando trabalhamos para a organização de Jeová, nós podemos ter uma pequena amostra de como será a vida no novo mundo.” André concorda. Ele diz: “Nós temos a alegria de saber que estamos dando todo o nosso tempo e nossa energia para Jeová.”
16 Veja outro exemplo de como é bom seguir a orientação de Jeová. Depois de terminar o ensino médio, Márcia quis seguir o conselho que recebeu para ser pioneira. (Mat. 6:33; Rom. 12:11) Ela conta: “Eu ganhei uma bolsa para estudar quatro anos numa universidade, mas eu queria fazer mais para Jeová. Então eu decidi fazer um curso técnico e aprender uma profissão que me ajudasse a me sustentar como pioneira. Essa foi uma das melhores decisões da minha vida. Atualmente eu sou pioneira; meu horário de trabalho me permite servir como commuter em Betel e ainda fazer outras coisas incríveis no serviço a Jeová.”
17. E marĩ wa, wama wẽ di dza wa te wapari dzaꞌra wamhã Jeová nhimiroti norĩ. (Isaías 48:17, 18)
17 Às vezes, recebemos conselhos da organização que nos protegem do materialismo e de outras coisas que nos colocam em risco de desobedecer às leis de Deus. Quando seguimos esses conselhos, sentimos como é bom obedecer à orientação de Jeová. Nós podemos ter uma consciência tranquila e evitar muitos problemas. (1 Tim. 6:9, 10) Fazendo isso, podemos servir a Jeová de todo o nosso coração. Não há nada no mundo que possa nos dar mais alegria, tranquilidade e satisfação! — Leia Isaías 48:17, 18.
18. E marĩ wa, te atsima ĩwẽ ꞌre wapari mono da Jeová nhimiroti norĩ.
18 Sem dúvida, Jeová vai continuar usando humanos para nos dar orientação durante a grande tribulação e durante o Reinado de Mil Anos. (Sal. 45:16) Será que vamos seguir essa orientação, mesmo quando preferirmos fazer outra coisa? Vai ser mais fácil seguir qualquer orientação de Jeová se desde agora obedecermos aos conselhos que ele dá. Portanto, queremos sempre seguir a orientação de Jeová. Isso inclui todos os conselhos que ele dá por meio dos homens que designou para cuidar de nós. (Isa. 32:1, 2; Heb. 13:17) Podemos ter certeza que, por seguirmos a Jeová, nosso Guia perfeito, vamos chegar em segurança ao nosso destino final: a vida eterna no novo mundo.
E NIHA ĨTSADAꞌÖBÖDZÉ.
-
E niha Jeová ma tô tsaprõ israelita norĩ.
-
E niha Jeová ma tô tsaprõ cristão ĩmorĩꞌrata norĩ.
-
E marĩ wa wama wẽ di dza Jeová te te wadzaprõni dzaꞌra wamhã.
a Jeová também designou um anjo “que ia à frente do povo de Israel”, guiando a nação até a Terra Prometida. Fica claro que esse anjo era Miguel; esse é o nome usado para se referir a Jesus como líder de todos os anjos. — Êxo. 14:19; 32:34.
b O Curso do Ministério Teocrático depois mudou para a Escola do Ministério Teocrático. Hoje, esse treinamento faz parte da nossa reunião do meio de semana.
c Veja o quadro “O papel do Corpo Governante”, na Sentinela de fevereiro de 2021, p. 18.