Pular para conteúdo

O que é o pecado imperdoável?

O que é o pecado imperdoável?

A resposta da Bíblia

 O pecado imperdoável vai além de praticar atos errados. Envolve também uma atitude que impede totalmente o pecador de receber o perdão de Deus. O que poderia levar alguém a ter essa atitude?

 Deus perdoa a pessoa que se arrepende dos seus erros, segue as leis dele e mostra fé em Jesus Cristo. (Atos 3:19, 20) Mas alguém pode ficar tão decidido a praticar o pecado que nunca mais vai mudar sua atitude ou suas ações. A Bíblia diz que alguém assim tem um “coração mau”, “endurecido pelo poder enganoso do pecado”. (Hebreus 3:12, 13) O coração de uma pessoa assim pode ser comparado a um vaso de barro que foi para o forno. Ele não pode ser mais modificado. Seu coração se opõe a Deus de modo permanente. (Isaías 45:9) Não existe base para alguém assim ser perdoado. Por isso, seu pecado é considerado imperdoável. — Hebreus 10:26, 27.

 Alguns líderes religiosos judeus nos dias de Jesus cometeram o pecado imperdoável. Eles sabiam que o espírito santo de Deus dava poder para Jesus fazer milagres. Mesmo assim, diziam com más intenções que o poder de Jesus vinha de Satanás. — Marcos 3:22, 28-30.

Exemplos de pecados que podem ser perdoados

  •  Blasfêmia por falta de conhecimento. O apóstolo Paulo tinha sido blasfemador, ou seja, ele amaldiçoava a Deus. Mas depois ele disse: “Contudo me foi concedida misericórdia porque eu agia em ignorância e não tinha fé.” — 1 Timóteo 1:13.

  •  Adultério. A Bíblia fala de algumas pessoas que traíram seu marido ou sua esposa. Mas depois elas mudaram seu modo de agir e receberam o perdão de Deus. — 1 Coríntios 6:9-11.

“Será que eu cometi o pecado imperdoável?”

 Se você odeia de verdade os pecados que cometeu e quer mesmo fazer mudanças, isso significa que você não cometeu o pecado imperdoável. Ainda que tenha caído no mesmo erro várias vezes, você pode receber o perdão, desde que seu coração não tenha ficado endurecido contra Deus. — Isaías 1:18.

 Algumas pessoas acham que cometeram um pecado imperdoável porque têm sentimentos de culpa que não passam. Mas a Bíblia ensina que nossos sentimentos nem sempre merecem nossa confiança. (Jeremias 17:9) Deus não nos deu autoridade para julgar a ninguém — o que inclui a nós mesmos. (Romanos 14:4, 12) Ele pode nos perdoar, mesmo que nosso coração ainda esteja nos condenando. — 1 João 3:19, 20.

Judas cometeu um pecado imperdoável?

 Sim. Ele cuidava de uma caixa de donativos usados para coisas sagradas. Mas era tão ambicioso que roubava o dinheiro colocado nela. Judas até fingiu que estava preocupado com os pobres, quando na verdade queria que a caixa tivesse mais dinheiro para ele poder roubar. (João 12:4-8) O coração de Judas ficou tão decidido a fazer o que é mau que ele traiu Jesus por 30 moedas de prata. Jesus sabia que Judas nunca se arrependeria de verdade do que tinha feito. Por isso, ele o chamou de “o filho da destruição”. (João 17:12) Isso significa que, quando morresse, Judas seria destruído para sempre. Ele nunca seria ressuscitado. — Marcos 14:21.

 Judas não se arrependeu sinceramente. Em vez de confessar seu pecado a Deus, ele confessou aos líderes religiosos que foram seus cúmplices. — Mateus 27:3-5; 2 Coríntios 7:10.