Pular para conteúdo

Como posso tomar boas decisões?

Como posso tomar boas decisões?

A resposta da Bíblia

 A Bíblia é um excelente guia para tomarmos boas decisões. Ela pode nos ajudar a ‘adquirir sabedoria e entendimento’. (Provérbios 4:5) Em alguns casos, ela nos diz qual a melhor decisão que podemos tomar. Já em outros, ela nos dá conselhos que podem nos ajudar a tomar uma decisão sábia.

Neste artigo

 Dicas que vão ajudar você a tomar boas decisões

  •   Não tome uma decisão precipitada. A Bíblia diz: “Quem é prudente pensa bem antes de cada passo.” (Provérbios 14:15) Se você tomar uma decisão às pressas, é bem possível que deixe de levar em conta alguma informação importante. Tire tempo para analisar suas opções com cuidado. — 1 Tessalonicenses 5:21.

  •   Não tome decisões apenas com base nos seus sentimentos ou nas suas emoções. A Bíblia nos avisa que nem sempre podemos confiar no nosso coração. (Provérbios 28:26; Jeremias 17:9) Por exemplo, pode acontecer de tomarmos uma decisão ruim se estivermos com raiva, deprimidos, desanimados, impacientes ou até mesmo muito cansados. — Provérbios 24:10; 29:22.

  •   Ore pedindo sabedoria. (Tiago 1:5) Deus fica feliz de responder a esse tipo de oração. Ele é um Pai amoroso que quer ajudar seus filhos a evitar problemas. “É Jeová quem dá sabedoria; da sua boca procedem conhecimento e discernimento.” a (Provérbios 2:6) Ele dá essa sabedoria principalmente por meio de sua Palavra, a Bíblia. — 2 Timóteo 3:16, 17.

  •   Pesquise. Para tomar uma boa decisão, você precisa de informações confiáveis. É como a Bíblia diz: “O sábio escuta e assimila mais instrução.” (Provérbios 1:5) Onde você pode encontrar informações úteis e confiáveis?

     Primeiro, veja o que a Bíblia diz sobre a questão que você precisa decidir. O nosso Criador sabe o que é melhor para nós. Por isso, é na sua Palavra que encontramos os conselhos mais confiáveis. (Salmo 25:12) Em alguns casos, a Bíblia diz claramente o que devemos fazer, talvez em forma de uma lei ou regra. (Isaías 48:17, 18) Mas, em muitos outros, a Bíblia não é tão específica. Em vez disso, ela dá orientação na forma de princípios. Esses princípios podem nos ajudar a tomar uma boa decisão, que também leva em conta nossas preferências pessoais. Para encontrar relatos bíblicos que possam ajudar você, pesquise artigos e publicações baseados na Bíblia, como os que estão disponíveis neste site. b

     Antes de tomar algumas decisões, talvez você precise buscar outras fontes confiáveis de informação. Por exemplo, antes de fazer uma compra, seria bom pesquisar o produto e o fabricante. Durante a pesquisa, você pode dar uma olhada nas políticas de garantia e de devolução do produto. Fazer isso é ainda mais importante se for algo caro. Você também precisa ter certeza de que o produto é aquilo que você precisa.

     A Bíblia diz: “Os planos fracassam quando não há comunicação.” (Provérbios 15:22) Então, antes de decidir alguma coisa, converse com alguém em quem você pode confiar. Por exemplo, se tiver que tomar uma decisão com relação à saúde, seria bom consultar um médico. (Mateus 9:12) Em algumas situações, você pode conversar com pessoas que passaram por algo parecido com o que você está passando. Mas tenha em mente que é você que vai ter que tomar a decisão e conviver com as consequências dela, e não as pessoas com quem você conversou. — Gálatas 6:4, 5.

  •   Coloque tudo na balança. Com base nas informações que você juntou, você pode fazer uma lista com todas as suas opções e colocar os prós e os contras de cada uma delas. Daí, de forma honesta, considere as possíveis consequências da sua decisão. (Deuteronômio 32:29) Por exemplo, como essa decisão afetaria você, a sua família ou outras pessoas? (Provérbios 22:3; Romanos 14:19) Fazer perguntas desse tipo e pensar no que a Bíblia diz sobre o assunto vai ajudar você a tomar uma decisão sábia e amorosa.

  •   Tome a decisão. Às vezes, pode acontecer de nós demorarmos para tomar uma decisão porque estamos inseguros. Mas, quando a pessoa fica indecisa, pode ser que ela perca uma oportunidade ou até acabe numa situação difícil. Em outras palavras, não tomar uma decisão pode ser tão prejudicial quanto tomar uma decisão ruim. Usando uma metáfora relacionada à agricultura, a Bíblia diz: “Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada.” — Eclesiastes 11:4, Bíblia na Linguagem de Hoje.

 Lembre-se também de que até a melhor decisão pode não ser uma decisão perfeita. Geralmente, quando decidimos uma coisa temos que sacrificar outra. Além disso, imprevistos podem acontecer. (Eclesiastes 9:11) Então use as melhores informações que tiver e escolha a opção que tem mais chances de dar certo.

 Devo mudar uma decisão que já tomei?

 Nem todas as decisões são definitivas. Suas circunstâncias podem mudar, ou talvez a decisão que você tomou tenha consequências inesperadas. Assim, pode ser uma boa ideia analisar o assunto de novo e escolher outra opção que tenha mais chances de atingir o resultado que você espera.

 Já outras decisões não devem ser mudadas. (Salmo 15:4) Por exemplo, Deus espera que os casais cumpram o voto de casamento que fizeram. c (Malaquias 2:16; Mateus 19:6) O casal deve fazer todo o esforço possível para resolver os problemas que surgem no casamento, e não acabar o casamento por causa deles.

 E se eu tomei uma decisão ruim e não posso voltar atrás?

 Mais cedo ou mais tarde, todos nós vamos tomar uma decisão ruim ou errada. (Tiago 3:2, nota) Pode até ser que nós nos arrependamos ou nos sintamos culpados, o que é normal. (Salmo 69:5) Na verdade, esses sentimentos negativos, desde que sejam num grau saudável, podem até nos impedir de cometer o mesmo erro de novo. (Provérbios 14:9) Mas a Bíblia nos aconselha contra sentir culpa exagerada, porque isso pode fazer mal em sentido mental ou emocional. (2 Coríntios 2:7) d A Bíblia diz que “Jeová é misericordioso e compassivo”. (Salmo 103:8-13) Então, se você tomou uma decisão ruim e não pode voltar atrás, tente aprender com isso e faça o que estiver ao seu alcance para melhorar a situação.

a A Bíblia mostra que Jeová é o nome de Deus. — Salmo 83:18.

b Você também pode fazer uma pesquisa no jw.org usando uma palavra ou frase relacionada à sua decisão. Este site tem conselhos bíblicos sobre muitos assuntos. Além disso, você pode pesquisar palavras específicas usando o “Índice de Palavras Bíblicas” da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada.

c Deus quer que os casados continuem juntos enquanto estiverem vivos. Ele permite que um homem e uma mulher se divorciem e casem com outra pessoa somente quando um deles comete adultério. (Mateus 19:9) Se você está passando por problemas no casamento, a Bíblia pode ajudá-lo a lidar com eles de forma sábia e amorosa.

d Para mais informações, veja o artigo “Eu me sinto culpado — Será que a Bíblia pode me ajudar?