O que é o pecado original?

O que é o pecado original?

A resposta da Bíblia

Adão e Eva foram os primeiros humanos que pecaram. Eles desobedeceram a Deus e comeram o fruto da “árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau”. Esse é o pecado que muitas pessoas chamam de pecado original. a (Gênesis 2:16, 17; 3:6; Romanos 5:19) Adão e Eva não deviam ter comido aquele fruto. A árvore representava o direito que Deus tem de decidir o que é certo e o que é errado. Ao comer o fruto daquela árvore, Adão e Eva mostraram que estavam rejeitando a autoridade de Deus, e que queriam decidir por si mesmos o que era certo e errado.

 Quais foram as consequências do “pecado original” para Adão e Eva?

Por causa do pecado, Adão e Eva envelheceram e por fim morreram. Eles também perderam a amizade que tinham com Deus e a chance de viver para sempre com saúde perfeita. — Gênesis 3:19.

 Quais são as consequências do “pecado original” para nós hoje?

Adão e Eva passaram o pecado a todos os seus descendentes, assim como os pais podem passar alguma doença hereditária aos seus filhos. (Romanos 5:12) É por isso que todos os humanos nascem “em pecado”, b ou seja, nós já nascemos imperfeitos e com a tendência de fazer o que é errado. — Salmo 51:5; Efésios 2:3.

Por causa do pecado que nós herdamos, nós ficamos doentes, envelhecemos e morremos. (Romanos 6:23) Nós sofremos por causa dos nossos próprios erros e também por causa dos erros de outras pessoas. — Eclesiastes 8:9; Tiago 3:2.

 Será que podemos ficar livres das consequências do “pecado original”?

Sim. A Bíblia diz que Jesus morreu “como sacrifício de expiação pelos nossos pecados”. (1 João 4:10, nota) O sacrifício de Jesus pode nos livrar das consequências do pecado. Além disso, nos dá a oportunidade de ter aquilo que Adão e Eva perderam — a chance de viver para sempre com saúde perfeita. — João 3:16. c

 Mitos sobre o “pecado original”

Mito: Por causa do pecado original, nós nunca vamos poder ter uma boa amizade com Deus.

Fato: Deus não culpa a gente pelo que Adão e Eva fizeram. Ele sabe que nós somos imperfeitos, e ele não espera de nós mais do que podemos fazer. (Salmo 103:14) Apesar de sofrermos as consequências do pecado, nós temos a oportunidade e o privilégio de ter uma boa amizade com Deus. — Provérbios 3:32.

Mito: O batismo livra as pessoas das consequências do pecado original. Por isso, é preciso batizar os bebês.

Fato: O batismo é um passo muito importante para uma pessoa ser salva. Mas apenas a fé no sacrifício de Jesus pode nos livrar do pecado. (1 Pedro 3:21; 1 João 1:7) A Bíblia explica que só podemos ter verdadeira fé se tivermos conhecimento, e é impossível que os bebês tenham conhecimento e fé. Por isso, a Bíblia não aprova o batismo de bebês. Uma prova disso é que os cristãos da época dos apóstolos não batizavam bebês. Eles batizavam apenas ‘homens e mulheres’ que mostravam ter fé na Palavra de Deus. — Atos 2:41; 8:12.

Mito: Deus amaldiçoou as mulheres por causa de Eva, que foi a primeira a comer o fruto proibido.

Fato: Deus não amaldiçoou as mulheres. Na verdade, Deus amaldiçoou “a serpente original, o chamado Diabo e Satanás”, que enganou Eva. (Apocalipse 12:9; Gênesis 3:14) Além disso, Deus considerou Adão o principal culpado pelo pecado original, e não Eva. — Romanos 5:12.

Mas então, por que Deus disse que Adão ia dominar sua esposa? (Gênesis 3:16) Quando Deus falou isso, ele não quis dizer que os homens poderiam desprezar ou maltratar as mulheres. Ele estava apenas falando das terríveis consequências que o pecado teria no relacionamento entre homens e mulheres. Na Bíblia, Deus diz que o homem deve amar sua esposa e dar honra a ela, e deve mostrar respeito por todas as mulheres. — Efésios 5:25; 1 Pedro 3:7.

Mito: O pecado original foi a relação sexual entre Adão e Eva.

Fato: O pecado original não foi a relação sexual entre Adão e Eva. Isso porque . . .

  • Quando Deus deu a ordem de não comer o fruto da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, Adão ainda estava sozinho no jardim do Éden. Deus ainda não havia criado Eva. — Gênesis 2:17, 18.

  • Deus deu a seguinte ordem a Adão e Eva: “Tenham filhos e tornem-se muitos.” (Gênesis 1:28) Seria muito cruel punir Adão e Eva por terem obedecido à ordem que o próprio Deus tinha dado a eles.

  • Adão e Eva não pecaram ao mesmo tempo — Eva pecou primeiro, e depois Adão. — Gênesis 3:6.

  • A Bíblia aprova as relações sexuais entre o marido e a esposa. — Provérbios 5:18, 19; 1 Coríntios 7:3.

a A expressão “pecado original” não está na Bíblia. Na verdade, o primeiro pecado que aparece na Bíblia foi a mentira que Satanás, o Diabo, contou para Eva. — Gênesis 3:4, 5; João 8:44.

b Na Bíblia, a palavra “pecado” não se refere apenas às ações erradas, mas também à condição imperfeita que todos nós herdamos.

c Para saber mais sobre o sacrifício de Jesus e como ele nos ajuda, veja o artigo “O que quer dizer ‘Jesus salva’?”.