Maria é a mãe de Deus?

Maria é a mãe de Deus?

A resposta da Bíblia

 Não, a Bíblia não ensina que Maria é a mãe de Deus, nem mesmo dá a entender que os cristãos devem adorá-la. a Veja por quê:

  •   Maria nunca disse que era a mãe de Deus. A Bíblia explica que ela deu à luz o “Filho de Deus”, e não ao próprio Deus. — Marcos 1:1; Lucas 1:32.

  •   Jesus Cristo nunca disse que Maria era a mãe de Deus ou que ela merecia ser adorada. Na verdade, Jesus corrigiu uma mulher que destacou o privilégio de Maria como mãe do Cristo. Ele disse: “Não, em vez disso, felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática!”— Lucas 11:27, 28.

  •   Os títulos “Mãe de Deus” e “Theotokos” (genitora de Deus) não estão na Bíblia.

  •   Na Bíblia, a expressão “Rainha do Céu” não se refere a Maria, mas a uma deusa falsa que israelitas apóstatas adoravam. (Jeremias 44:15-19) A “Rainha do Céu” pode ter sido Istar (Astarte), uma deusa babilônica.

  •   Os primeiros cristãos não adoravam Maria e não a tratavam de forma especial. Um historiador relata que aqueles cristãos “rejeitavam cultos e provavelmente tinham medo de que dar atenção indevida a Maria pudesse fazer outros pensar que eles estavam adorando a ela”. — Em Busca de Maria, a Judia. b

  •   A Bíblia diz que Deus sempre existiu. (Salmo 90:1, 2; Isaías 40:28) Então, como ele não teve começo, não pode ter uma mãe. Além do mais, Maria não poderia ter carregado Deus em seu útero, pois a Bíblia diz que nem mesmo os céus podem contê-lo. — 1 Reis 8:27.

Maria — A mãe de Jesus e não a “Mãe de Deus”

 Maria era judia de nascença, descendente direta do rei Davi. (Lucas 3:23-31) Por causa da fé e devoção de Maria, Deus tinha muita consideração por ela. (Lucas 1:28) Deus a escolheu para ser mãe de Jesus. (Lucas 1:31, 35) Ela e José, seu marido, tiveram outros filhos. — Marcos 6:3.

 A Bíblia diz que Maria era discípula de Jesus, mas não dá muitas outras informações sobre ela. — Atos 1:14.

a Muitas religiões ensinam que Maria é a mãe de Deus. Elas talvez a chamem de “Rainha do Céu” ou de Theotokos, palavra grega que significa “genitora de Deus”.

b Título original: In Quest of the Jewish Mary.

c Título original: Mary—The Complete Resource.