OS JOVENS PERGUNTAM
Por que eu sempre falo o que não devo?
“Às vezes eu consigo controlar o que falo, mas tem horas que parece que a minha boca funciona sozinha, sem a ajuda do meu cérebro.” — James.
“Quando estou nervosa, eu falo sem pensar. E, quando estou à vontade, acabo falando mais do que devia. Ou seja, eu sempre piso na bola.” — Marie.
A Bíblia diz: “A língua . . . é um fogo” e “basta uma chama muito pequena para incendiar uma grande floresta!” (Tiago 3:5, 6) Se você sempre se mete em problemas por causa do que fala, este artigo vai te ajudar.
Por que eu falo o que não devo?
Imperfeição. A Bíblia diz: “Todos nós tropeçamos muitas vezes. Se alguém não tropeça em palavra, é homem perfeito.” (Tiago 3:2) Somos imperfeitos. Por isso é fácil tropeçar não só andando, mas também falando. Isso acontece quando falamos o que não devíamos.
“Eu tenho um cérebro imperfeito e uma língua imperfeita, então seria uma ilusão dizer que consigo controlar os dois perfeitamente.” — Anna.
Falar demais. A Bíblia diz: “Quando as palavras são muitas, a transgressão é inevitável.” (Provérbios 10:19) Gente que fala muito e ouve pouco tem mais chance de falar o que não deve e ofender outros.
“Falar bastante nem sempre é sinal de inteligência. Até Jesus, que foi a pessoa mais inteligente que já viveu na Terra, ficava em silêncio de vez em quando.” — Julia.
Sarcasmo. A Bíblia diz: “Palavras impensadas são como os golpes de uma espada.” (Provérbios 12:18) Um exemplo de “palavras impensadas” é o sarcasmo, palavras que machucam e humilham outros. Quem é sarcástico pode até dizer: “Era só brincadeira.” Mas humilhar outros não tem graça. A Bíblia nos diz para abandonarmos “palavras ofensivas, junto com toda a maldade”. — Efésios 4:31.
“Eu penso rápido e gosto de ser engraçada, daí acabo sendo sarcástica. Por isso, estou sempre me metendo em problemas.” — Oksana.
Como controlar a língua
Aprender a controlar a língua pode ser um desafio, mas vamos ver alguns princípios, ou conselhos, da Bíblia que podem ajudar:
“Falem no seu coração, . . . e fiquem quietos.” — Salmo 4:4.
Às vezes a melhor resposta é não dar uma resposta. Uma jovem chamada Laura diz: “O que eu sinto quando estou com a cabeça quente pode ser bem diferente do que sinto depois que me acalmo. Quando tudo passa, eu geralmente fico feliz de não ter falado o que pensei na hora.” Parar e pensar, nem que seja por alguns segundos, pode te ajudar a não falar uma coisa que você vai se arrepender depois.
“Não prova o ouvido as palavras, assim como a língua saboreia a comida?” — Jó 12:11.
Você pode evitar muita dor de cabeça se “provar” suas palavras antes de falar. As perguntas a seguir podem ajudar você a fazer isso:
-
O que vou dizer é verdade? É amoroso? Preciso mesmo falar isso? — Romanos 14:19.
-
Como eu me sentiria se alguém falasse isso para mim? — Mateus 7:12.
-
O que vou dizer vai mostrar respeito pela opinião da outra pessoa? — Romanos 12:10.
-
É a hora certa de dizer isso? — Eclesiastes 3:7.
“Com humildade, considerem os outros superiores a vocês.” — Filipenses 2:3.
Ser humilde vai te ajudar a ser mais positivo em relação a outras pessoas. Isso vai te ajudar a controlar o que dizer. E mesmo que já tenha machucado alguém com as suas palavras, a humildade vai te ajudar a pedir desculpas o mais rápido possível. (Mateus 5:23, 24) Daí, esteja decidido a controlar melhor a língua das próximas vezes.
Achamos que você vai gostar
OS JOVENS PERGUNTAM
Como eu posso lidar com os meus erros?
Todo mundo comete erros, mas nem todo mundo aprende com eles.
ANIMAÇÕES NO QUADRO BRANCO
O que é um amigo de verdade?
De amigos falsos, o mundo está cheio. Mas como você pode encontrar um amigo de verdade?
OS JOVENS PERGUNTAM
Como controlar meus sentimentos?
É normal se sentir confuso com os altos e baixos da adolescência. Mas a boa notícia é que você pode entender e controlar os sentimentos negativos.
OS JOVENS PERGUNTAM
Por que eu tenho que pedir desculpas?
Veja três boas razões para pedir desculpas, mesmo quando você acha que a culpa não é só sua.
OS JOVENS PERGUNTAM
Como posso controlar a minha raiva?
Cinco textos bíblicos podem ajudar você a manter a calma quando for provocado.
OS JOVENS PERGUNTAM