Pular para conteúdo

TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

Mateus 6:33 — “Buscai primeiro o Reino de Deus”

Mateus 6:33 — “Buscai primeiro o Reino de Deus”

 “Persistam, então, em buscar primeiro o Reino e a justiça de Deus, e todas essas outras coisas lhes serão acrescentadas.” — Mateus 6:33, Tradução do Novo Mundo.

 “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas [coisas] vos serão acrescentadas.” — Mateus 6:33, Almeida, revista e corrigida.

Explicação de Mateus 6:33

 O Reino de Deus é um governo no céu que vai fazer a vontade de Deus na Terra. (Mateus 6:9, 10) Quando uma pessoa busca primeiro o Reino, ele se torna a coisa mais importante na vida dela. a Buscar primeiro o Reino inclui não só querer aprender sobre o Reino de Deus, mas também falar a outros sobre as coisas boas que esse Reino vai fazer. (Mateus 24:14) A pessoa que busca o Reino de Deus também ora pedindo que ele venha. — Lucas 11:2.

 A justiça de Deus tem a ver com o que Deus diz que é certo ou errado. (Salmo 119:172) Então, buscar a justiça de Deus é viver levando em conta o que é certo ou errado do ponto de vista dele. Seguir as leis de Deus é sempre o melhor para nós. — Isaías 48:17.

 A frase todas essas coisas lhes serão acrescentadas é uma promessa de que Deus vai cuidar daqueles que obedecem às suas leis justas e colocam o seu Reino em primeiro lugar na vida. — Mateus 6:31, 32.

Contexto de Mateus 6:33

 Essas palavras de Jesus fazem parte de uma palestra registrada nos capítulos 5-7 do Evangelho de Mateus. É provável que muitas das pessoas que ouviram essa palestra fossem pobres. Pode ser que elas achassem que a coisa mais importante na vida delas era conseguir o sustento e que tinham pouco tempo para buscar o Reino de Deus. Para ajudar essas pessoas a verem o que devia vir em primeiro lugar na vida, Jesus disse para elas observarem como Deus cuida das plantas e dos animais. Deus promete cuidar da mesma forma daqueles que buscam primeiro o Reino. — Mateus 6:25-30.

Ideias erradas sobre Mateus 6:33

 Ideia errada: Se você buscar primeiro o Reino, você vai ficar rico.

 Fato: Jesus disse que as pessoas que colocam o Reino de Deus em primeiro lugar vão ter as coisas necessárias, como alimento e roupa. (Mateus 6:25, 31, 32) Mas ele não prometeu uma vida de luxo e nem deu a entender que ter muitos bens materiais é uma prova da bênção de Deus. Na verdade, Jesus aconselhou sobre o perigo de querer ficar rico, porque isso pode tornar mais difícil buscarmos primeiro o Reino. (Mateus 6:19, 20, 24) O apóstolo Paulo trabalhou bastante para apoiar o Reino de Deus, mas mesmo assim, em alguns momentos, ele teve que viver com muito pouco. Ele também deu conselhos sobre o perigo de buscar riquezas. — Filipenses 4:11, 12; 1 Timóteo 6:6-10.

 Ideia errada: Os cristãos não precisam trabalhar para se sustentar.

 Fato: A Bíblia diz que os cristãos devem trabalhar para se sustentar e para sustentar suas famílias. (1 Tessalonicenses 4:11, 12; 2 Tessalonicenses 3:10; 1 Timóteo 5:8) Jesus não disse que nós devemos buscar apenas o Reino, mas que devemos buscar primeiro o Reino.

 Quando buscamos primeiro o Reino e nos esforçamos para conseguir o sustento, podemos ter certeza de que Deus vai nos ajudar a ter o necessário. — 1 Timóteo 6:17-19.

a No grego, o verbo traduzido nesse versículo como “persistam . . . em buscar” está num tempo verbal que indica uma ação contínua e pode ser traduzido como “sempre busquem”. Isso mostra que buscar o Reino deve ser a coisa mais importante na nossa vida, não apenas algo que fazemos por um tempo e depois nos concentramos em outras coisas.